quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Tempestade original e remodelada no teatro


Adaptação do último texto de Shakespeare, ''A Tempestade'', que raramente é levado aos palcos, estreia nesta sexta-feira (27) no Teatro Raul Cortez, em São Paulo.  A produção da montagem foi realizada na sede da Cia da Matilde, em São Caetano, e leva parte do elenco da companhia para a cena. Sérgio Abreu e Thaila Ayala protagonizam o espetáculo.

O enredo, considerado um dos mais fantásticos já escrito pelo dramaturgo inglês, une realidade e fantasia para contar o caso de amor de Miranda (Thaila Ayala) e Ferdinando (Sérgio Abreu), numa trama que fala de vingança e perdão.

A história começa com uma turbulenta tempestade, que faz com que um navio seja  furiosamente lançado do mar para a ilha onde vive o mágico Próspero (Carlos  Palma) e sua filha Miranda. Os dois foram levados ao local após Próspero, Duque de Milão, ser destronado por seu irmão Antônio. Na fúria da vingança, o mágico fez com que o navio se atracasse com a ilha, e todos os náufragos espalhados pelo território, desejando que a sanidade mental deles fossem testadas no universo assombrado e encantado.

Com os dois moradores da ilha vivem também Ariel e Caliban. O primeiro, um encantado espírito servil que tem o poder de se metamorfosear em água, ar ou fogo. O segundo, um homem disforme de espírito maligno, que é escravo da terra. Perdidos na ilha, os navegantes ficam à mercê dos encantos e maldições dos quatro personagens, todos pairando entre a realidade e o sonho.

"É um texto que sugere diversas possibilidades dramatúrgicas por causa da mistura do real com a surrealidade", conta Sérgio Abreu, que há muito tempo esperava encenar um texto de Shakespeare, mas jamais imaginou que seria ''A  Tempestade''.

O ator acredita que o texto é forte lição de que os desdobramentos da vida fazem com que tudo que acreditamos esteja em constante evolução. "É a história de  aprender a não julgar. Não esperar de algo, a idealização do amor, por exemplo, somente o que se deseja, mas o que verdadeiramente é."
EM CENA - Montagem que segue a adaptação de Bárbara Heliodora, o texto traz à risca a prosa shakesperiana, com toda a riqueza original. A encenação, mais livre, segue inspirada por outros movimentos, como o kung fu, que pautou parte das ações dos personagens fantasiosos, como o coro, que é todo interpretado por atores da Cia da Matilde - Evas Carretero, Isis Valente, Leandro Pereira, Magali Costa, Nicole Marangoni, Yuri Cumer.

A trilha sonora, assinada por André Abujamra, é executada ao vivo, com piano, fagote e oboé.

O cenário, uma grande estrutura geométrica que casa portas, escadas etc.

A produção em São Caetano surpreendeu Sérgio Abreu. O galpão da Matilde fez comportar o imenso cenário e dar fôlego aos ensaios já com tudo marcado, sem deixar a equipe na dependência de esperar ocupar o teatro dias antes da estreia para conseguir ensaiar no espaço adequado.

"Faltam espaços como esse no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde você pode ensaiar com tudo pronto, como se estivesse no palco", completa o ator.

A Tempestade - Teatro. No Teatro Raul Cortez - Rua Dr. Plínio Barreto, 285, São Paulo. Tel.: 3254.1631. 5ª e 6ª, às 21h30; sáb., às 21h e dom., às 20h. Ingr.: R$ 40. Até 26 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário